- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Nazareno infectado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa
Nazareno infectado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa
09 Março 2020
O nazareno infectado com Covid-19 teve alta hospitalar no Japão e chega amanhã a Lisboa, às 12h00. Será recebido pela família e pelo Presidente de Câmara da Nazaré.
Adriano Maranhão, o primeiro caso de um cidadão português infectado com o novo coronavírus, que terá contraído no navio de cruzeiro Diamond Princess, atracado há semanas no Japão, chega amanhã, por volta das 12h00, ao aeroporto de Lisboa.
Os resultados das novas análises deram negativo e o nazareno recebeu alta hospitalar no Japão, encontrando-se, atualmente, a caminho de Portugal. Partirá às 14h00 portuguesas (23h00 do Japão) de Yokohama para Tóquio de onde embarcará para Lisboa, via Dubai. A chegada a Lisboa está prevista para as 12h00 de terça-feira, dia 10 de Março.
O Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, anunciou que irá estar no aeroporto, ao lado da esposa de Adriano, Emmanuelle Maranhão.
“Lá estarei a recebê-lo com um grande abraço, porque é um dos nossos”, explica, acrescentando que os serviços de apoio psicológico que o Município da Nazaré tem disponibilizado a toda a sua família “serão também assegurados para ele”.
Walter Chicharro divulgou, ainda, que mantém contacto diário com Hélder Vigia, outro nazareno da tripulação do cruzeiro, e que se encontra em quarentena até ao próximo dia 13 Março, “acreditando que depois estará livre para regressar a Portugal”.
“Tenho informado o Governo desta situação e solicitado o seu apoio também neste assunto”.
Sobre a chegada a Portugal do nazareno, o presidente da Câmara da Nazaré “apela à calma” e à necessidade de privacidade do cidadão em fase de recobro, evitando “a pressão” quando estiver em casa.
De acordo com o autarca, o nazareno estará disponível para prestar declarações à imprensa no aeroporto, amanhã, aquando da sua chegada a território nacional.
Recorde-se que o homem, com 41 anos, faz parte da tripulação do Diamond Princess há cinco anos, onde exerce funções como canalizador.
Desde dia 3 de Fevereiro que a embarcação está atracada em Yokohama, no Japão, depois de o Governo japonês decretar quarentena obrigatória para as 3600 pessoas a bordo, como medida de prevenção para evitar mais infecções, depois de várias pessoas no navio terem sido diagnosticadas com o novo coronavírus (Covid-19).
Os sintomas de infecção por coronavírus incluem tosse seca, febre, fadiga e dificuldades respiratórias – sintomas semelhantes aos de uma gripe para a maioria das pessoas, embora uma pequena proporção dos doentes desenvolva pneumonia, com os casos mais graves a provocar falência de órgãos.
Pesquisa Geral