- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Obras de consolidação da estrutura da Igreja de São Gião em curso
Obras de consolidação da estrutura da Igreja de São Gião em curso
04 Dezembro 2019
Estão em curso as obras de consolidação da estrutura da Igreja de São Gião, Monumento de Interesse Nacional. A antiguidade do edificado e o seu estado de conservação levam a que estejam a ser feitos com todo o cuidado os trabalhos de intervenção.
Estão em curso as intervenções de consolidação da estrutura do edifício da Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, na freguesia de Famalicão.
Este equipamento está a ser alvo de obras de Restauro e de Consolidação Estrutural através de um investimento de 244.954,12 euros.
Inserida no Eixo 7 do Centro 2020 – “Afirmar a Sustentabilidade dos Territórios”, no objetivo temático “Proteger o Ambiente e Promovera Eficiência dos Recursos”, na prioridade do investimento “A Conservação, Proteção, Promoção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, a reabilitação do Monumento Nacional”, esta obra está identificada no Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, que faz parte integrante do PEDU da Nazaré, aprovado e contratualizado entre o Município da Nazaré e a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional do Centro.
A operação em curso visa possibilitar a visita ao local, com elevado interesse turístico, científico e académico, dentro de poucos meses, estando o modelo de funcionamento futuro pensado para ser semelhante ao do Forte de S. Miguel Arcanjo.
Para o local está aprovada a instalação de uma loja de apoio aos visitantes e um Centro Interpretativo do Monumento.
A Igreja de São Gião, localizada na Quinta de São Gião, freguesia de Famalicão, é património classificado Monumento de Interesse Nacional (nº2 do art.º 15 da Lei 107/01 de 8 de setembro). Insere-se numa exploração agrícola, adossado a outro edifício mais recente, a cerca de 600 metros do mar, numa língua de terra arável, entre o areal e uma encosta rochosa.
A preservação e usufruto do edifício pela população e visitantes foram marcadas como uma prioridade.
Pesquisa Geral