- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Plano Local de Saúde 2019-2021 foi apresentado no início do mês
Plano Local de Saúde 2019-2021 foi apresentado no início do mês
11 Julho 2019
O Plano Local de Saúde 2019-2021 foi apresentado no início do mês e irá ser a base de várias acções concertadas entre as entidades de saúde e os municípios.
O Plano Local de Saúde 2019-2021 apresentado no início deste mês contém as linhas orientadoras para esta área nos concelhos que fazem parte da Região Oeste-Norte.
Os principais problemas de saúde foram identificados em cada município e as metas para melhorar cada área, através de diversas atividades e estratégias, foram tornadas públicas.
As linhas estratégicas do PLS baseiam-se nos princípios de qualidade e equidade, afetos, saúde sustentável e inovação, e irão desenvolver-se pelas áreas da alimentação, movimento e exercício físico, adições e comportamentos de risco, saúde mental, ambiente e cidadania.
Controlar o excesso de peso e obesidade infantil na Região Oeste Norte; Promover o consumo equilibrado de sal na alimentação da população; a prática segura de atividade física; o envelhecimento ativo; o consumo responsável de álcool entre os adolescentes; reduzir o “tempo de ecrã” entre os jovens, promovendo os afetos; melhorar a retenção de educação para a saúde em Saúde Mental nos jovens; apoiar as pessoas com doença psiquiátrica grave; aumentar a proporção de resíduos urbanos triados para reciclagem; Atingir melhores níveis de literacia em questões ambientais na população; reduzir as “falsas urgências” nos serviços de urgência hospitalar e promover as parcerias e a articulação em projetos de saúde entre as instituições locais e regionais são os objetivos.
O Plano Local de Saúde da Região Oeste – Norte tem como objetivo maximizar os ganhos em saúde na região. Para tal, está prevista a participação da comunidade através do alinhamento em torno de objetivos comuns e integração dos esforços sustentados de todos os setores da sociedade e participação ativa dos cidadãos.
A gestão e organização do Plano são responsabilidade da Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte. Os Municípios de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré, Óbidos e Peniche e os serviços de saúde da Região Oeste Norte assinaram um compromisso público para o desenvolvimento do Plano Local de Saúde.
Pesquisa Geral