- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Português que ajudou a criar vacina para crianças autistas estará na Biblioteca Municipal da Nazaré
Português que ajudou a criar vacina para crianças autistas estará na Biblioteca Municipal da Nazaré
16 Julho 2018
Português que ajudou a criar vacina para crianças autistas estará na Biblioteca Municipal da Nazaré
Mário Monteiro irá dar uma palestra sobre o trabalho que desenvolve na área da investigação no dia 18 de julho (4ª feira), às 17h00, na Biblioteca Municipal da Nazaré.
O investigador português ajudou a desenvolver, no Canadá, a primeira vacina de sempre contra uma bactéria intestinal associada ao autismo que poderá para melhorar a qualidade de vida das crianças com este tipo de disfunção comportamental.
Mário Monteiro é professor de Química da Universidade de Guelph, na província canadiana de Ontário, e criou, conjuntamente com a estudante de mestrado Brittany Pequegnat, uma vacina que ataca a bactéria “Clostridium bolteae”, produzida no intestino. Esta bactéria é conhecida pelo papel que desempenha numa série de distúrbios gastrointestinais, manifestando-se em quantidades mais elevadas no organismo das crianças autistas do que no das crianças saudáveis.
Bioquímico, investigador, professor universitário, Mário Monteiro, nasceu em Lisboa e viveu até aos 14 anos numa aldeia do concelho de Gouveia, tendo emigrado para o Canadá com os pais. Foi neste país que desenvolveu o que diz ser uma das principais características de um cientista: ser um bom observador. Princípio que aplica nos seus projetos de investigação que já deram origem ao desenvolvimento de três vacinas contra bactérias intestinais. A terceira, que lhe consome quase todo o tempo de trabalho já há três anos, vai revolucionar a qualidade de vida de crianças com autismo.
Vencedor do Prémio "Inovação" (2016) atribuído pela comissão Gryphon’s Learning to Accelerated Adoption of Innovative Research na Universidade de Guelph, Mário Monteiro viu o seu trabalho reconhecido também pela organização britânica vaccination.org e a World Vaccine Congress (2014).
Pesquisa Geral