- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Prioridades de gestão da Câmara apresentadas aos deputados do PS
Prioridades de gestão da Câmara apresentadas aos deputados do PS
06 Março 2018
Prioridades de gestão da Câmara apresentadas aos deputados do PS.
O deputado António Sales (PS) reuniu com o Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, e vereadores com pelouro, para saber das necessidades e constrangimentos da governação do concelho.
Esta visita insere-se num programa de trabalho dos 3 deputados socialistas eleitos pelo Circulo Eleitoral de Leiria (António Sales, Margarida Marques e José Miguel Medeiros) às 16 Câmaras do Distrito de Leiria.
“Definimos um programa de atuação que passa pelo encontro com os presidentes de Câmara dos dezasseis concelhos com o objetivo de fazer uma avaliação das necessidades e dos constrangimentos” disse António Sales, deputado e Presidente da Federação do PS.
A Câmara da Nazaré apresentou as suas prioritárias de gestão para o mandato 2017-2021. A delegação de competências, a educação, a saúde, o investimento, nomeadamente nas infraestruturas de água e saneamento, foram algumas das áreas de intervenção faladas durante este encontro de trabalho.
“A dívida da Câmara e o reequilíbrio financeiro continuam a ser a nossa grande prioridade”, informou Walter Chicharro, que falou na necessidade de se acompanhar a delegação de competências previstas pela Administração Central com o respetivo financiamento.
O investimento na renovação de infraestruturas de abastecimento de água em baixa e do saneamento, algumas com mais de 40 anos, foi apontado como uma necessidade. “Estimamos em 20 milhões de euros o valor necessário para restruturar o sistema de abastecimento de água em baixa e saneamento”.
A clarificação sobre os licenciamentos em domínio público marítimo é outra prioridade. A Câmara Municipal realiza vários investimentos, tais como a limpeza de praia, a sua manutenção ou iluminação, entre outras, numa área de domínio público hídrico (Capitania do Porto da Nazaré).
Na Educação, apontou-se a construção do Centro Escolar de Famalicão como meta (a obra deverá ficar concluída até 2019 e representa um investimento total de 1.895.920,59 euros, com a comparticipação FEDER de 1.105.000,00 euros), e na cultura a urgência de solução para o Museu da Nazaré (Museu Joaquim Manso).
O trabalho a bordo das embarcações por pescadores reformados, a reparação dos molhes do Porto da Nazaré e a cedência da área de não pesca à Câmara para a rentabilização de um equipamento com mais de 30 anos foram outros assuntos abordados.
Na área da Saúde, o executivo da Nazaré informou que deverá lançar a 1ª pedra do novo Centro de Saúde dentro de semanas. Tendo o Tribunal de Contas concedido o visto à construção da Nova Unidade de Saúde da Nazaré, “uma infraestrutura exigida há 4 décadas e que irá dar resposta aos requisitos atuais das infraestruturas físicas de prestação de cuidados de saúde primários, através da melhoria dos espaços; da qualidade de prestação de cuidados médicos, de enfermagem, atendimento dos utentes; e das condições de trabalho dos profissionais, estima-se que a transição das Unidades de Saúde para instalações provisórias se faça entretanto, seguindo-se a demolição (das atuais instalações, nos Caixins) e o lançamento da 1ª pedra do Novo Centro de Saúde, o que deverá acontecer durante o primeiro semestre do ano.
Pesquisa Geral