- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Programa de Massagens na Escola implementado na EB dos Raposos - Famalicão
Programa de Massagens na Escola implementado na EB dos Raposos - Famalicão
24 Maio 2019
Programa de Massagens na Escola implementado na EB dos Raposos - Famalicão.
A programa inovador de apoio à aprendizagem "Massagens nas Escolas" foi implementado pela primeira vez neste ano letivo numa turma do 4º ano da EB dos Raposos (Famalicão, Nazaré), estimando-se que o seu alargamento a todo o 1º Ciclo possa acontecer em 2019-2020.
A equipa do CAA - Aluno ao Centro do Município, responsável pela aplicação deste projeto de apoio às aprendizagens, considerou pertinente implementar o Programa de Massagem nas Escolas (MISA Programme) na EB1 Raposos como turma piloto, ocupando 30 minutos da aula de Expressões ou Educação para a Cidadania (semanal) com esta atividade.
As crianças da turma do 4º ano desenvolvem neste período de tempo uma rotina simples de 15 movimentos, com a aplicação das massagens aos colegas, feita por cima da roupa, na cabeça, costas, braços e mãos, e só depois de autorizada pelos pares.
De acordo com os educadores, as massagens proporcionam benefícios às crianças, com o aumento da sensibilidade, redução da dor e reforçar do sistema imunitário.
Os benefícios deste programa para a saúde das crianças têm sido unânimes em outros países e escolas do nosso país onde tem vindo a ser implementando, nomeadamente através da concentração e respeito pelo outro, e redução do ruído na sala de aula enquanto executam a tarefa.
O programa Massagem nas Escolas (www.massageinschools.com) foi criado pelas pedagogas Mia Elmsater e Sylvie Hetu e chegou a Portugal em 2007, existindo, atualmente, 110 instrutores certificados.
As massagens contribuem para o aumento da concentração e motivação, melhoram a capacidade de relação com os outros, aumentam o respeito por si e pelos outros, reduzem a agressividade/bullying dentro e fora da sala de aula, aumentam a capacidade de trabalho individual e em grupo, aumentam a consciência interior e autoestima, ensinam a distinguir o mau toque e o toque positivo e aumentam o respeito pelo material e instalações escolares.
Pesquisa Geral