- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Proteção Civil e CERCINA realizam exercício conjunto "A Terra Treme" em simulação de sismo
Proteção Civil e CERCINA realizam exercício conjunto 'A Terra Treme' em simulação de sismo
No próximo dia 5 de novembro, às 11h05, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil da Nazaré, realizará um exercício de simulação de sismo, no âmbito da iniciativa nacional: “A Terra Treme”.
Este simulacro será realizado com os residentes da CERCINA (Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, instituição dedicada a pessoas com deficiência) e destina-se a reforçar a sua preparação em situações de emergência.
Como preparação para o exercício, os residentes e a equipa da CERCINA participarão numa ação de sensibilização sobre “Gestão Colaborativa em Situação de Acidente Grave ou Catástrofe”, e em treinos específicos. A iniciativa, sob o lema das Nações Unidas #NinguémFicaParaTrás, visa preparar e alertar a comunidade sobre as ações de segurança antes, durante e depois de um sismo.
O simulacro envolverá a execução dos três passos de segurança — BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR — e incluirá a evacuação para uma Zona de Concentração e Apoio à População, no Pavilhão Gimnodesportivo de Nazaré, localizado no Complexo Desportivo Municipal.
“Este exercício piloto permitirá obter aprendizagens importantes para capacitar não apenas os agentes de proteção civil, mas também as respostas sociais residenciais, assegurando uma atuação eficaz junto de populações vulneráveis em contextos de emergência”, refere o Serviço Municipal de Proteção Civil.
Notícias relacionadas
-
Socorro no Mar juntou experiências de salvamento em situações extremas
Socorro no Mar juntou experiências de salvamento em situações extremas
18 Novembro 2024 -
Tempestade Aitor trouxe chuva e vento forte
Tempestade Aitor trouxe chuva e vento forte
26 Setembro 2024 -
Proteção Civil testa resposta a cenário aproximado da realidade
Proteção Civil testa resposta a cenário aproximado da realidade
24 Abril 2024