- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Refeitórios escolares vão ensinar as crianças a comer melhor
Refeitórios escolares vão ensinar as crianças a comer melhor
07 Agosto 2019
Comer no refeitório da escola ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de cooperação e companheirismo. Por outro lado, a imitação, como um componente fundamental na aprendizagem em crianças, é um aliado para uma boa Educação Alimentar.
Os refeitórios das escolas sob a gestão do Município da Nazaré vão reforçar a sua ação na melhoria da educação alimentar dos alunos, a partir do novo ano letivo (2019-2020).
O Regulamento, recentemente publicado em Diário da República, consagra a componente da “Educação Alimentar”, cujo objetivo é melhorar a alimentação dos alunos e incentivá-los a ter uma alimentação mais saudável.
Diariamente, à hora do almoço, os alunos serão incentivados a comer a refeição completa, através de estratégias de reforço positivo que mostrem as consequências de uma má alimentação e as vantagens de uma alimentação equilibrada no seu desenvolvimento, atividade diária e rendimento escolar.
Para além da educação para os bons hábitos alimentares, com a explicação sobre a função dos mais variados alimentos para as diferentes funções motoras quotidianas, os alunos serão sensibilizados para a necessidade de sustentabilidade dos recursos naturais e o combate ao desperdício alimentar.
O Município, através do Gabinete de Educação, tem vindo a desenvolver várias ações para melhorar a alimentação da comunidade e ajudar os pais a fazerem as melhores escolhas para os lanches dos filhos, nomeadamente com Workshops sobre alimentos apelativos, mas menos calóricos ou açucarados; ou através da iniciativa “Prato Colorido, Prato Divertido”, um projeto que visa a identificação, prevenção e controlo da obesidade infantil no Concelho da Nazaré, através de várias ações, tais como as de seleção criteriosa dos ingredientes e elaboração dos menus dos refeitórios, entre outros.
A partir do próximo mês de setembro, o Município passará a gerir 4 refeitórios escolares, cuja missão é assegurar aos alunos o direito a uma alimentação correta, equilibrada e indispensável ao seu desenvolvimento, num ambiente agradável e de socialização, complementando a função educativa da escola.
Pesquisa Geral