- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Secretária de Estado deslocou-se ao Agrupamento de Escolas da Nazaré para conhecer necessidades e priorizar
Secretária de Estado deslocou-se ao Agrupamento de Escolas da Nazaré para conhecer necessidades e priorizar
27 Novembro 2019
Secretária de Estado deslocou-se ao Agrupamento de Escolas da Nazaré para conhecer necessidades e priorizar.
A Secretária de Estado da Educação, Susana Amador, deslocou-se à Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio no âmbito de uma visita da tutela destinada a conhecer o parque escolar e a contactar a Câmara, docentes e diretores de Agrupamento de Escolas.
A presença da responsável decorreu no início da legislatura e no âmbito da avaliação do que poderá ser incluído em próximos Orçamentos de Estado, “olhando para as prioridades de cada território”, mas também da descentralização de competências de matérias da educação do Estado para as Autarquias locais, a partir do próximo 1 de janeiro de 2020.
“Os recursos são escassos. Não há nada melhor que vir ao terreno, ver como estão as coisas, falar com quem está no terreno e priorizar” disse Susana Amador.
“É bom que possamos comunicar aquilo que serão as competências de cada um para que se perceba que o princípio da autonomia do poder local sai reforçado com esta reforma. E, ao mesmo tempo, é importante que os Agrupamentos de Escola percebam que o Poder Local não vai invadir as competências pedagógicas dos professores”.
A visita e o contacto com os responsáveis autárquicos, serviram, ainda, para conhecer as obras realizadas na sede do agrupamento que permitiu a instalação do ensino secundário público (2017). Na ocasião, o Presidente de Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, falou da necessidade de novos investimentos, sobretudo, ao nível da eficiência energética do edifício e na expansão da escola.
“É um projeto estruturante. Lançámos a ideia de construção de um polidesportivo, com um campo de futebol de areia, já que a Nazaré é um viveiro na formação de atletas para esta modalidade desportiva. Por outro lado, este equipamento evitaria a saída dos alunos do recinto para equipamentos desportivos nas imediações”.
A estas questões a Secretária de Estado respondeu: “em relação ao edificado vamos olhar para as prioridades. Tudo o que estiver pendente para pagamento, iremos ver, e iremos olhar para os projetos de futuro, como o pavilhão desportivo para tentar perceber se conseguimos as necessárias dotações orçamentais. Não é fácil porque o Ministério da Educação tem de olhar para 812 agrupamentos, no país”.
A direção do agrupamento de escolas apresentou as novas necessidades de adaptação do estabelecimento de ensino à procura, e que passam pela abertura de mais 6 salas de aula e construção de equipamentos de apoio, como áreas destinadas ao desporto e uma sala de alunos.
As intervenções realizadas em 2017 e 2018 permitiram a abertura de seis salas novas, a substituição da cobertura e a melhoria dos laboratórios, possibilitando que, pela primeira vez, a Nazaré tivesse ensino secundário público, na sequência dos pedidos feitos pelo executivo à tutela para a ampliação da oferta pública até ao 12.º ano.
Isto permitiu responder "às preocupações manifestadas por pais, encarregados de educação e pelo Conselho Municipal de Educação", e travar "a saída de alunos para concelhos vizinhos, onde podiam prosseguir os estudos no secundário público", explicou Manuel Sequeira, vereador da Educação na Câmara da Nazaré.
Pesquisa Geral