- Início
- Autarquia
- Notícias
- Arquivo de Notícias
- Universidade Sénior fechou ano letivo com festa pelas redes sociais
Universidade Sénior fechou ano letivo com festa pelas redes sociais
01 Julho 2020
Universidade Sénior fechou ano letivo com festa pelas redes sociais
A Universidade Sénior da Nazaré encerrou o ano letivo 2019-2020 com uma sessão comemorativa que decorreu na internet e não como é habitual, numa enorme festa de convívio entre dirigentes, corpo docente e alunos.
A funcionar há 12 anos, e com um crescimento acentuado ano após ano, a Universidade funciona na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores, apoiada por três polos (Valado dos Frades, Fanhais e Famalicão), para promover igual oportunidade de acesso aos seniores de todo o concelho.
O ano letivo que encerrou contou com 458 alunos inscritos, divididos por 74 turmas, e uma oferta formativa composta por 28 disciplinas conduzidas por 49 professores.
Num ano atípico, apanhado a meio pela pandemia da Covid-19, realizaram-se 125 aulas online, proporcionando as atividades regulares e o acompanhamento diário da comunidade, mesmo à distância, diminuindo o distanciamento e esbatendo as consequências do isolamento social imposto pelo vírus.
Filipa Lopes, coordenadora do projeto, um dos maiores da rede de Universidades Seniores, tanto pela oferta como pelo número de alunos a frequentar as aulas, agradeceu o “empenho de todos no sucesso desta aposta no envelhecimento ativo”.
“O envelhecimento tornou-se numa conquista e num grande desafio. É preciso pensar no futuro, ou seja, na forma de melhor servirmos todos os que se dirigirem a este projeto”, disse.
Walter Chicharro, Presidente de Câmara da Nazaré, destacou, por sua vez, a “relevância da aposta do Município neste projeto da Universidade Sénior na vida dos que a frequentam”.
Já o vereador responsável pela área da educação, Manuel Sequeira, recordou que se viveu um “ano atípico, devido à pandemia”, e que este impediu a concretização de um dos fundamentos deste projeto, “o contacto social e o convívio de proximidade”.
O novo ano letivo começou já a ser preparado. As aulas serão retomadas no início do outubro. O regime de frequência das disciplinas está dependente da evolução da atual pandemia.
Pesquisa Geral