Alunos de Erasmus+ Long Live Cultural Diversity visitam a Região
A quinta mobilidade do Projeto de Erasmus “Long Live Cultural Diversity” decorreu de 14 a 17 de fevereiro, na Nazaré, e contou com a participação de 20 alunos provenientes da Croácia, Grécia, Itália, Macedónia do Norte e Turquia, e de 12 professores.
Estudantes e professores da Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio organizaram várias atividades destinadas à consciencialização cultural, sob o tema “Músicas e danças tradicionais”.
Os locais emblemáticos da vila e visitas guiadas “a alguns dos marcos importantes do projeto em terras lusitanas” levaram o grupo de Erasmus a Coimbra, nomeadamente à Universidade Alta e Sofia, Portugal dos Pequenitos, onde tiveram contacto com o fado de Coimbra, “que fez as delícias dos nossos amigos”, refere a Escola.
Os Mosteiros da Batalha e de Alcobaça, que fazem parte do projeto, foram outros patrimónios visitados.
“Seguiu-se a brilhante atuação dos nossos alunos envolvidos no projeto, presenteando os nossos convidados com duas danças típicas do rancho da Nazaré. A manhã termina com a gravação do hino do projeto, através do qual o grupo se sentiu unido como nunca. E assim termina mais uma experiência enriquecedora e diversificada, plena da alegria contagiante que tão bem carateriza o povo lusitano e em especial o nazareno”.
Para além do intercâmbio cultural e linguístico, reforçado pela estadia de 12 alunos estrangeiros em casa de famílias nazarenas, a ação serviu para o grupo “estreitar amizades, ampliar a sua mundividência e compreender que uma das práticas de vida saudável mais fundamental é a tolerância e respeito pela diversidade cultural do outro."