ANO CCCAPITAL: novos projetos no Ano Capital da Candidatura e apresentação da Convocatória Municipal da Rede Cultura para o ano de 2022
A Rede Cultura 2027 convoca para o próximo sábado, dia 5 de fevereiro, às 14h30, na Sala do Capítulo do Museu de Leiria, todos os agentes culturais do território envolvidos na candidatura a Capital Europeia da Cultura. Além de lançar a convocatória municipal da Rede Cultura para o ano de 2022, partilhando os resultados alcançados com os projetos que foram selecionados na primeira convocatória, esta ação apresenta os eixos que vão orientar o trabalho cultural, neste ano verdadeiramente “CCCapital” para a Rede Cultura 2027 e para a Candidatura a Capital Europeia da Cultura que dela emana. O momento conta com a presença, entre outros, de Maria Vlachou, diretora da associação Acesso Cultura, de Samuel Silva, jornalista vimaranense, de João Bonifácio Serra, presidente do Conselho Estratégico Rede Cultura 2027, e de elementos da equipa redatora do Bid Book (Ana Bonifácio, Lígia Afonso, Teresa Andresen).
ANO CCCAPITAL. C de CONVOCAR, de CANDIDATAR e de CURAR. São as palavras que orientam os momentos principais do encontro do próximo sábado:
C de CONVOCAR para partilhar os projetos desenvolvidos em 2021 e apresentar a convocatória para 2022, com a moderação de Samuel Rama (membro do Conselho Estratégico da RC2027), teremos a presença de Anabela Graça, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Leiria, e dos representantes dos quatro projetos desenvolvidos em 2021: Sociedade Artística Musical dos Pousos com o Palco em Casa; CCER Mais – Cooperativa para a Criação e Promoção Cultural, Educacional, Marketing e Intervenção Social, Cooperativa de Responsabilidade Limitada com Surma – II; Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura com o Baile dos Pastorinhos; O Nariz – Teatro de Grupo com O Rei que nunca foi Rei.
C de CANDIDATAR no momento que marca a discussão do posicionamento macro da candidatura, a ligação com a última cidade portuguesa Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012, e os próximos passos. Com moderação de Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, o debate conta com a intervenção da equipa redatora do Bidbook e de João Bonifácio Serra, presidente do Conselho Estratégico Rede Cultura 2027, com o tema “De Guimarães a Leiria, rimas e arritmias: 14 anos de Cidade, Cultura e Europa”.
C de Curar, o lema da candidatura. Curar o Comum pela Cultura, na Cidade, com Intervenção de Maria Vlachou (Diretora Acesso Cultura) com a reflexão “Porque fazemos o que fazemos em Cultura?”
“Este convite é antes de mais um obrigado pelo contributo, dedicado e exigente, à Cultura que cada agente cultural pratica e promove na cidade e região de Leiria. Neste ano de 2022, vamos defender a nossa Candidatura a Capital Europeia da Cultura perante um Júri Europeu. Foi com uma escuta muito alargada que chegamos ao lema "Curar o Comum” e queremos partilhar e desenvolver em conjunto este lema, bem como anunciar novos projetos para este Ano Capital que nos é 2022”, adianta Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027.
PROGRAMA | 14h30
C: Convocar
Objetivo: Apresentar convocatória 2022 a partir do conseguido em 2021
Vídeos e Fotos: Projetos Convocatória 2021
Moderação – Samuel Rama (membro do Conselho Estratégico da RC2027)
Intervenientes – 4 Convocados 2021 e a vereadora Anabela Graça
“Gentes & Lugares II” - projeto continuidade
C: Candidatar
Objetivo: Reapresentar posicionamento macro da candidatura e próximos passos
Moderação – Paulo Lameiro
Intervenientes – redatoras do Bidbook + João Bonifácio Serra (de Guimarães a Leiria, rimas e arritmias: 14 anos de Cidade, Cultura e Europa)
“Horizontes 26”
C: Curar (o quê: o Comum; como; pela Cultura, onde: na Cidade)
Objetivo: Inscrever a Rede Cultura 2027 para além da Candidatura (veículo para curar o comum na cidade através da cultura) através do desenvolvimento do Lema “Curar o Comum”.
Maria Vlachou: Porque fazemos o que fazemos em Cultura?
Curar que Comum; através de que Cultura; e em que Cidade? 6 Caminhos e uma Praça.
Percurso da Cura Rumo ao Comum
[percursos paralelos a pé com agentes culturais da Rede Cultura 2027, e que convergem para um momento comum, comentado por Maria Vlachou
1) Reconhecer
2) Religar
3) Cuidar
4) Sustentar
5) Tecer
6) Imaginar
Apresentação dos projetos de cada eixo/caminho
Isto é uma Praça: Comentários Finais de Maria Vlachou
Relator Convidado:
Impressões a voo de pássaro de Samuel Silva (Público, jornalista que acompanhou Guimarães 2012 e vive nesta cidade (antes, durante e depois 2012).
COMUNICAÇÃO
Lino Teixeira - 917 679 579
Susana Monteiro - 915 85 83 2
Notícias relacionadas
-
“Curam o Comum” vai ao encontro do território e dos cidadãos
“Curam o Comum” vai ao encontro do território e dos cidadãos
27 Janeiro 2022