ATL Férias de Verão da Nazaré amplia resposta à população com filhos menores
As crianças com necessidades educativas especiais do concelho da Nazaré vão passar a frequentar as atividades de Tempo Livre (ATL) durante as férias escolares do verão com apoio especializado (INCLUIR+).
“Preferencialmente, serão alocados a este serviço recursos humanos que já trabalham habitualmente com estas crianças durante o ano letivo na sala de multideficiência”, refere o Gabinete de Educação.
Para ampliar a resposta a estas famílias, a autarquia estabeleceu parcerias com diversas entidades locais e regionais com experiência, e responsabilidade, na área da inclusão.
“O objetivo e o foco passam pela criação de uma solução que venha a estar disponível em todas as interrupções letivas de futuro”, refere o Gabinete de Educação.
Cada criança ou jovem terá um plano de atividade especifico e os pais terão direito a participar e cooperar ativamente nas atividades, “se assim o desejarem e sempre que tal for possível em devida articulação com a equipa técnica”.
Esta aposta” é um passo em frente no que diz respeito às medidas de educação inclusiva ao nível local, num mundo em que o caminho para a inclusão na nossa sociedade ainda tem um longo percurso a percorrer”, e integra a oferta do Campo de Férias - Projeto ‘Criatividade’ do Município da Nazaré - ATL, que registou um aumento do número de inscrições de 40%, mais cerca de 100 alunos relativamente aos números registados no verão de 2022.
Os números dever-se-ão a alterações no tecido social que se têm registado no concelho da Nazaré e ao aumento da taxa de empregabilidade.
“Sendo o turismo a atividade central da economia local, esta resposta social de apoio à família reveste-se de extrema importância para que os pais estejam em condições de integrar ou retomar o mercado de trabalho, com total sentimento de confiança relativamente à permanência e ocupação qualitativa das atividades dos seus filhos, contribuindo assim para a grande retoma que todos desejamos e que o país precisa”, refere o vereador da Câmara com o pelouro da Educação.
O aumento da capacidade de resposta do ATL, integrando os cerca de 100 alunos que se encontram em lista de espera, leva o Gabinete de Educação a apelar à cooperação dos pais e encarregados de educação para “ajudarem a tornar possível uma resposta que visa servir a comunidade no seu todo e não apenas de alguns.”
Notícias relacionadas
-
Projeto itinerante Creactivity estará com a comunidade escolar do concelho da Nazaré em outubro
Projeto itinerante Creactivity estará com a comunidade escolar do concelho ...
03 Outubro 2024 -
A Hora dos SuperQuinas envolve 600 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da Nazaré
A Hora dos SuperQuinas envolve 600 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico da ...
29 Maio 2024 -
Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Campanha “Laço Azul"
Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância – Campanha “Laço Azul"
19 Abril 2024