Câmara da Nazaré associa-se a entidades que lutam contra o Tráfico de Seres Humanos
Assinala-se no dia 30 de julho o Dia Mundial Contra o Tráfico de Seres Humanos, uma data que serve para alertar a sociedade civil sobre os direitos das vítimas e potenciais vítimas que devem ser respeitados, especialmente mulheres e crianças.
As mulheres e as meninas constituem, segundo a estatística oficial, divulgada pelo CIG - Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género, mais de 70% das vítimas do tráfico humano.
Para se associar às iniciativas e organizações que lutam contra este flagelo, a Câmara da Nazaré aprovou, em reunião do executivo, realizada no início da semana, a celebração do protocolo de cooperação com a Saúde em Português, uma organização não-governamental e uma instituição particular de solidariedade social, com sede internacional em Coimbra, com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de sensibilização e alerta para esta problemática, e a adesão à Rede Regional do Centro de Apoio e Proteção às vítimas de tráfico de Seres Humanos.
A autarquia e a IPSS Saúde em Português irão cooperar no desenvolvimento de ações de sensibilização, prevenção e informação de grupos estratégicos e públicos mais vulneráveis para o tráfico de seres humanos, em particular para a exploração laboral, bem como responsabilizar e alertar para os direitos cívicos, enquanto crime público.
Ainda no âmbito deste acordo de cooperação, está previsto o acolhimento da exposição fotográfica “Mercadoria Humana” cujo objetivo é sensibilizar a comunidade para esta causa.
Consulte a proposta