Exercício A Terra Treme testa meios de socorro a ocorrências causadas por uma catástrofe
Realizou-se, a 9 de novembro, um exercício geral, no âmbito do projeto Terra Treme, com especial enfoque no Centro Escolar da Nazaré.
“Para além do exercício preventivo, em caso de evento sísmico, testou-se, também, o processo de evacuação do edifício; situação de resgate de criança no piso superior do edifício e atuação em incêndio na cozinha da escola. O exercício correu acima das expetativas, o que demonstra que os alunos, pessoal docente e não docente, e principalmente as forças de atuação em caso de emergência responderam num nível muito positivo”, informou o vereador da Câmara da Nazaré, Orlando Rodrigues.
A iniciativa insere-se nas atividades integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva e visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo.
É objetivo de A TERRA TREME sensibilizar os cidadãos para o facto de viverem numa sociedade de risco, desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem como objetivo alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a outros setores da sociedade civil, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população.