Município apresenta propostas candidatas ao Orçamento Participativo em sessão pública
Cinco propostas reuniram critérios para serem admitidas a votação
A sessão pública de apresentação dos projetos candidatos ao Orçamento Participativo 2022 da Nazaré irá decorrer no próximo dia 12 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal José Soares. A iniciativa será transmitida na conta do Município no facebook.
Dos 8 projetos apresentados, foram admitidas cinco propostas de cidadãos que pretendem contribuir para melhoramentos em equipamentos ou em entidades do concelho.
As propostas “Equipamentos de Proteção Individual para os Bombeiros”; edição do Livro 100 anos de história a preto e branco; Construção de Circuitos de manutenção física e de lazer; Parque Infantil na antiga escola primária do Valado e o Arranjo do telhado da sede do Clube Beneficente Valadense foram as propostas admitidas de acordo com os critérios de elegibilidade do Orçamento Participativo da Câmara da Nazaré para 2022.
Os Orçamentos Participativos contemplaram, até à data, obras de expansão do Canil Municipal (2016); Reabilitação do Clube Recreativo Beneficente Valadense (2017); Projeto de Ação Social no Centro Social da Freguesia de Famalicão (2018); e a Aplicação Móvel “Nazaré” (2019). Em 2022, a ideia vencedora terá um orçamento de 15 mil euros para ser aplicada.
O Orçamento Participativo é um mecanismo de democracia participada e participativa que permite aos cidadãos ter o poder de decisão direta sobre a utilização de dinheiros públicos na promoção das políticas públicas.
São objetivos deste instrumento: incentivar o diálogo entre eleitos/as, técnicos/as municipais, cidadãos/ãs e o seu Concelho; Contribuir para a educação cívica, permitindo às/aos cidadãos/ãs aliar as suas preocupações pessoais ao bem comum; aumentar a transparência da atividade da autarquia e o nível de responsabilização dos/as eleitos/as e da estrutura municipal; ser mais transversal e inclusivo nas suas diversas vertentes, de forma a captar a participação de grupos de população tradicionalmente mais afastados deste tipo de processos de cidadania ativa, nomeadamente, jovens, seniores e migrantes; aprofundar e desenvolver a intervenção da Câmara Municipal da Nazaré juntos dos/as cidadãos/ãs, designadamente em articulação com as Juntas de Freguesia.
Notícias relacionadas
-
Projeto para compra de aparelho de reanimação vence o Orçamento Participativo 2023
Projeto para compra de aparelho de reanimação vence o Orçamento ...
21 Dezembro 2023 -
Orçamento Participativo de 2023 dotado de 15 mil euros
Orçamento Participativo de 2023 dotado de 15 mil euros
07 Novembro 2023 -
Propostas para Orçamento Participativo de 2022 podem ser entregues a partir de 8 de novembro
Propostas para Orçamento Participativo de 2022 podem ser entregues a partir ...
07 Novembro 2022