Nazaré ativa Plano Municipal de Emergência
A declaração do Estado de Calamidade determina o acionamento das estruturas de coordenação política e institucional territorialmente competentes.
A Câmara da Nazaré ativou esta terça-feira, 1 de dezembro, o Plano Municipal de Emergência (PME), na sequência da entrada em vigor do Estado de Calamidade, decretado pelo Governo, e que irá vigor até 20 março de 2022.
De acordo com o Serviço Municipal de Proteção Civil, concluiu-se pela necessidade do empenho extraordinário de todas as instituições, e da população, com o objetivo de mitigar os efeitos que podem advir de uma subida de casos de infeções pelo SARS-coV-2.
O objetivo da ativação do Plano é permitir o recurso atempado de medidas, previstas no plano de contingência, que assegurem a manutenção da capacidade de resposta ajustada ao evoluir da situação.
Entre as principais medidas do Plano Municipal de Emergência, destaque para a direção política das operações de Proteção Civil pelo Presidente da Câmara, que pode impor o cumprimento das restrições à circulação na via pública, a obrigatoriedade de isolamento e quarentena e o funcionamento dos serviços essenciais de apoio à população nas condições exigíveis para a mitigação de contágio, bem como a instalação de Centros de Acolhimento Temporário para vítimas da covid-19, que possam precisar de alojamento temporário, assim como de outras estruturas.
Recorde-se, ainda, que a declaração do Estado de Calamidade determina o acionamento das estruturas de coordenação política e institucional territorialmente competentes.
Notícias relacionadas
-
Socorro no Mar juntou experiências de salvamento em situações extremas
Socorro no Mar juntou experiências de salvamento em situações extremas
18 Novembro 2024 -
Proteção Civil e CERCINA realizam exercício conjunto "A Terra Treme" em simulação de sismo
Proteção Civil e CERCINA realizam exercício conjunto "A Terra Treme" em ...
31 Outubro 2024 -
Tempestade Aitor trouxe chuva e vento forte
Tempestade Aitor trouxe chuva e vento forte
26 Setembro 2024