Nazaré Clássica na Biblioteca Municipal José Soares
A edição de primavera apresentar-se-á a público com 3 concertosb
A iniciativa “Nazaré Clássica” estará de regresso ao auditório da Biblioteca Municipal José Soares já em março, com um formato de três concertos, que irão decorrer em três quintas-feiras do próximo mês.
Sob a direção artística/curadoria de Adelino Mota, os concertos, que terão início às 21:30, começarão a 16 de março, com um Quinteto de Sopros, prosseguindo na semana seguinte, dia 23 de março, com Tiago da Neta em guitarra clássica, fechando a 30 de março com GMS, um Quinteto de Metais.
Este minifestival “tem, entre os seus objetivos, a promoção da formação de públicos e do gosto pela música clássica”, refere o Vereador da Câmara da Nazaré, com o pelouro da Cultura, Manuel Sequeira.
PROGRAMAÇÃO
16 de março Quinvento - Quinteto de Sopros
Músicos:
Beatriz Marques - Flauta
Rodrigo Marques - Oboé
Guilherme Duque - Clarinete
César Luís - Trompa
Roberto Arcãleanu – Fagot
PROGRAMA:
Quinteto de Sopros em Sol menor, Paul Taffanel
5 Danses profanes et sacrées, Henri Tomasi
Quinteto em Ré Maior, Op.124, Giulio Briccialdi
Summer Music, Samuel Barber
Quinvento, é o nome do Quinteto de Sopros que junta os instrumentistas: Beatriz Marques, Rodrigo Marques, César Luís, Roberto Arcãleanu e Guilherme Duque.
Todos os elementos do quinteto integram a Academia Nacional Superior de Orquestra. Este quinteto nasceu em 2020, pouco tempo depois do primeiro confinamento, com cinco jovens músicos, com muita vontade de trabalhar. Em 2021, os mesmos prolongam-se para sexteto, para explorar outras sonoridades.
Ao longo destes três anos trabalharam diversas obras de grandes compositores como:Paul Taffanel, Henri Tomasi, Samuel Barber, Giulio Briccialdi, entre outros
23 de março - "Canções sem Palavras e Danças sem Passos"
Músico
Tiago da Neta – guitarra clássica
Concepção, composição e interpretação de Tiago da Neta
PROGRAMA:
Três comadres: Laurinda/Inês/Senhora
João Pestana
Danças do Tejo: Passos Certos / Fidalgo / Velho
Velho / Morenita / Folhas Tristes / Batatinhas
Sete dentadas no diabo
Fadinhos
Pulcinella
Tiago da Neta apresenta-se em concerto de guitarra solo interpretando as suas composições originais fortemente influenciadas pela música e cultura tradicional portuguesa. O concerto intitulado "Canções sem Palavras e Danças sem Passos", remete-nos para uma forma de comunicação não verbal em que o instrumento expressa todas as emoções e sensações que o artista pretende transmitir.
Nasceu em Santarém, em 1982. A sua aprendizagem musical começou com Alexandre Bento em guitarra Jazz mas seguiu o seu rumo pelo ensino clássico no Conservatório de Música de Santarém com Acácio Resende e mais tarde na Guildhall School of Music and Drama (Londres) onde concluiu os seus estudos com Robert Brightmore e David Miller.
Tem-se consolidado não só como solista no seu instrumento, mas também como compositor e um músico versátil que se move por uma variedade de estilos musicais assim como por diversos instrumentos de corda dedilhada.
Tiago exerce a sua profissão de professor de Viola Dedilhada e Guitarra Portuguesa nos Conservatórios de Música de Santarém e Caldas da Rainha.Tem desenvolvido projetos com Né Ladeiras, Pedro Caldeira Cabral, Julian Philips, André Gago, Pavlo Beznosiuk e Janet Suzman, Fernando Mora Ramos e Teatro da Rainha, Tiago Baptista, Catarina Domingues, Marta Navarro e Trulé, entre outros.
Foi bolseiro da Rotary Foundation e recebeu os prémios de melhor aluno, Francisco Pereira Viegas em Santarém e Adele Krammer-Chappel em Londres.
30 de março - GMS – Quinteto de Metais
Músicos
Daniel Louro - Trompete
Hugo Santos - Trompete
Rodrigo Carreira - Trompa
Nuno Scarpa - Trombone
Adélio Carneiro –Tuba
PROGRAMA
Abertura - Joly Braga Santos Arr. Adélio Carneiro
Excertos da Abertura Sinfónica Nº3 sobre um tema de caracter Alentejano
Duas Melodias - Luís de Freitas Banco Arr. Adélio Carneiro
A Portrait of Lisbon - Jarret Butler
Pequena Suite Timorense - Jorge Salgueiro
Canoas do Tejo - Frederico de Brito Arr. Adélio Carneiro
Barco Negro - Caco Velho Arr. José Martins
Casa da Mariquinhas - Alberto Janes Arr. José Martins
Fundado em 1989 no concelho do Seixal, o Grupo de Metais do Seixal, atualmente designado como GMS - Quinteto de Metais, tem desenvolvido não só uma atividade performativa, através da realização de concertos, como também tem desempenhado um papel de grande importância na formação de músicos em Portugal.
Além de ser convidado regularmente para ministrar masterclasses por todo o país, foi responsável pela organização de masterclasses com músicos de elevado reconhecimento internacional, tais como: Philipe Legris, Halter Wilgers, Gene Pokorny, Bruno Nouvion, Allen Vizutti, Michael Sachs, Matthias Höfs, Thomas Stevens, Joseph Alessi, Scott
Hartman, Henrique Crespo, David Taylor, Philip Myers, Wolfgang Gaag, entre outros.
O grupo foi sendo reconhecido pelo trabalho desenvolvido. Obteve o primeiro prémio na classe de música de câmara no concurso Prémio Jovens Músicos, recebeu da Câmara Municipal do Seixal a Medalha de Mérito Municipal pelo reconhecimento da sua atividade no âmbito e fomento do gosto pela música, e da Região de Turismo da Costa
Azul o Golfinho de Cristal.
Gravou um CD com obras do compositor português António Vitorino D'Almeida – In Memoriam e O Render dos Heróis (Suite Teatral nº5), que serviu de base à peça de teatro com o mesmo nome do escritor José Cardoso Pires.
Participou também na gravação do CD Fernando Pessoa por Sinde Filipe, com música de Laurent Filipe. Em 2021 gravou um novo CD intitulado GMS Música Portuguesa para Metais com obras originais e arranjos de compositores Portugueses.
Notícias relacionadas
-
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
Nazaré Clássica 2024 apresenta-se em três concertos
21 Fevereiro 2024 -
Nazaré Clássica no auditório da Biblioteca Municipal
Nazaré Clássica no auditório da Biblioteca Municipal
07 Março 2022