Nazaré integra a Estação Náutica do Oeste (EN Oeste) uma das 26 certificadas no país
O Município da Nazaré integra as Estações Náuticas de Portugal, criadas no âmbito do projeto "Portugal Náutico" da Fórum Oceano - Associação da Economia do Mar, cuja finalidade é dinamizar a fileira do turismo náutico.
Esta rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes num território, inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.
A EN Oeste, à qual pertence a Nazaré, tem como fim identificar, valorizar, dinamizar e promover como um todo, a oferta de turismo náutico e o território, otimizando as relações entre os setores náutico e do turismo, público e privado, contribuindo para a afirmação e diferenciação do destino, e tudo isto através da dinamização de postos municipais de informação náutica, com informação e apoio ao visitante, divulgação e promoção turística, animação cultural e a prossecução da atividade comercial.
Nestas estações, existem várias atividades disponíveis para quem vem ávido de novas experiências, desde os passeios de barco até às aulas de surf, passando pela visita de conhecimento ao Museu (Vivo) do Peixe Seco, um projeto da Câmara Municipal da Nazaré cujo principal objetivo é a preservação da tradição ancestral da seca de peixe no areal da praia da Nazaré.
Aqui, é possível visitar a antiga lota, onde é contada a história da tradição ancestral e conviver diretamente com ela, na areia da praia, em que o visitante é convidado a caminhar por entre os estandartes do peixe.
A Estação Náutica do Oeste integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras. O território tem mais de 90 quilómetros de orla costeira, ao qual se acrescenta a Lagoa de Óbidos, o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa e possui uma área total aproximada de 6.9 km².
Trata-se de mais uma excelente forma de valorizar o mercado interno e transformar o turismo.