Nazaré mantém certificação de Eco-Agrupamento
Os galardões serão entregues no dia das Bandeiras Verdes, em Torres Novas, a 10 de outubro
O programa Eco-Escolas executado no ano letivo 2023-2024 aprovou as 10 candidaturas ao galardão da Bandeira Verde do concelho da Nazaré.
O JI Bairro dos Pescadores, JI Confraria Nª Sª da Nazaré, JI Centro Social de Valado dos Frades, Centro Escolar de Famalicão, Valado dos Frades e Nazaré, Escola B+S Amadeu Gaudêncio, Escola Profissional da Nazaré, Externato Dom Fuas Roupinho e Universidade Sénior da Nazaré renovaram a sua presença neste galardão.
A candidatura da Nazaré foi analisada ao nível das atividades desenvolvidas [nos temas da Água, Energia, Resíduos, Espaços Exteriores, Mar, Biodiversidade, Cidadania], tendo visto validados todos os passos obrigatórios do programa para a obtenção do diploma (Conselho Eco-escolas, Auditoria Ambiental, Plano de Ação, Trabalho Curricular, Monitorização e Avaliação, Envolvimento da Comunidade e Eco-código).
“O trabalho que tem sido desenvolvido com as escolas, professores e alunos fez com que se tenha mantido o resultado do ano letivo anterior, ao nível de atribuição de galardões (10 em 10), bem como a atribuição de eco agrupamento (todas as 5 escolas do agrupamento com galardão)”, refere o gabinete de ambiente da Câmara Municipal.
Participam 2.145 escolas, tendo 1.789 obtido o galardão. Dos 13 municípios do distrito de Leiria, 100 das 115 escolas inscritas conseguiram o certificado.
A cerimónia de entrega dos galardões decorrerá no dia das Bandeiras Verdes, no próximo dia 10 de outubro, Torres Novas, onde serão distribuídos, também, os prémios pelas atividades “O Mar começa aqui” e “Muros com vida”, ao Município e escolas do concelho da Nazaré.
Este evento, considerado o maior, a nível nacional, na área da educação ambiental, destina-se a todas as Escolas Galardoadas com a Bandeiras Verde 2024 e reúne mais de 2000 crianças, jovens, professores e autarcas de todo o país.