Nazaré recebe a Semana Arte Mulher
Edição 2023 decorre de 6 a 12 de março
De 6 a 12 de março, a vila da Nazaré acolhe o projeto cultural Semana Arte Mulher, uma iniciativa multidisciplinar produzida pela Editorial Novembro. É na figura da MULHER que o evento se baseia, trazendo para o debate questões atuais de cidadania, tanto de género como sociais, promovendo ações, também elas protagonizadas por mulheres, baseadas na sustentabilidade e em prol de um desenvolvimento social equilibrado, abrindo novos caminhos para se alcançar uma melhor prática dos direitos humanos.
«O projeto Semana Arte Mulher (SAM) arrancou em 2019 e foi tão bem acolhido pela sociedade que não quisemos desperdiçar esta oportunidade de continuar a trazer estas discussões para a praça pública de temas sempre atuais e que, queremos acreditar, em constante atualização, com vista à construção de uma sociedade mais consciente das suas responsabilidades», argumenta Avelina Ferraz, produtora cultural e responsável por este evento.
A sessão de abertura contará com a presença de Walter Chicharro, presidente da Câmara da Nazaré, Avelina Ferraz, responsável por esta produção cultural e Cida Pedrosa, presidente da Comissão de Defesa da Mulher, da Câmara de Vereadores do Recife. Ao longo de sete dias, a famosa vila piscatória da Nazaré poderá contar com uma programação desde a literatura à dança, com exposições de fotografia, conversas, debates, apresentação de livros e sessões de autógrafos, que vão marcar o ritmo do evento.
«A estreita participação das mulheres na produção sempre as colocou em funções técnicas, sociais e económicas determinantes no seio desta comunidade marítima e que produziram resultados na economia e, logo, no desenvolvimento local.
A participação das mulheres nazarenas na economia local foi crucial durante décadas, quando os homens partiam para o mar e elas, em terra, acumulavam as atividades ligadas à pesca com outras, garantindo uma renda regular, e economizando para os períodos mais difíceis.
O seu papel desenvolveu-se e contribui, na atualidade, para o aumento dos rendimentos familiares e o aumento da qualidade de vida existente, quer pelo aumento das suas competências pessoais e profissionais quer pela sua atividade no turismo, uma área que permitiu a diversificação da economia local pela procura, primeiramente pelas potencialidades curativas dos banhos quentes de mar, mais tarde pela oferta sol e mar, e atualmente como marca global visitada por mais de 120 nacionalidades que, ao longo de 12 meses, procuram experiências e autenticidade, mas também tranquilidade, segurança, bem-estar e usufruto das condições naturais, tais como a paisagem ou o clima temperado”.
Para esta edição de 2023, o prémio SAM Internacional será entregue a Iryna Shev e o prémio nacional a Marta Temido, ex-ministra da Saúde. São ainda distinguidas Ana Esgaio na área das Ciências; Ana Dionísio, no Teatro; Hélia Correia na categoria de Literatura; Sara Leonardo na Fotografia; Teresa Esgaio na Pintura; Cíntia de Sá na categoria Moda; Luísa Cruz para a melhor Atriz de Ficção; Sara Vidal com o prémio Música Revelação; Paula Teles na Mobilidade; Sílvia Caneco pelo Jornalismo; Eunice Codinha pelo trabalho em prol da Solidariedade / Humanidades, Inês Fialho Estrelinha com o prémio Empreendedorismo e Ana Petinga no Desporto.
Tendo em conta a Identidade Nazarena, são ainda atribuídos os Prémios Arte de Bordar a Fátima Estrelinha e Gualdina Estrelinha e Seca do Peixe a Francelina Quinzico e Ana Palmira Estrelinha. As mulheres ucranianas serão lembradas pela lente do fotógrafo Rui Caria, repórter fotográfico na Ucrânia e ainda por Manuela Niza, professora universitária especializada em Migrações e pelo cantor lírico ucraniano Sergiy.
A gala, para a entrega destes prémios, está agendada para o último dia do evento, dia 12 de março, e terá como apresentadora a jornalista Paula Castanho. Esta iniciativa, que decorre no Cine-Teatro, pelas 16h, conta ainda com uma interpretação musical do duo Abílius e um exercício dramático que conta com a participação dos alunos da Oficina de Teatro da Escola Secundária e Básica Amadeu Gaudêncio.