Projeto Radar Social traça retrato do concelho
Os destinatários do projeto são munícipes, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza, exclusão ou descriminação.
O Radar Social da Nazaré concluiu o diagnóstico social, o plano de desenvolvimento social e o plano de ação para implementar o sistema de informação que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social no concelho.
Iniciado a 1 de agosto deste ano, o Radar resulta de uma iniciativa integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português, financiado pela União Europeia, “que visa enfrentar as complexas realidades sociais, especialmente em comunidades vulneráveis”.
Focado na recuperação económica e social pós-pandemia, o projeto tem como objetivos mapear as situações de vulnerabilidade no concelho, identificar recursos e respostas sociais já existentes e avaliar a sua eficácia; promover a colaboração entre diferentes entidades e setores para a criação de uma rede de apoio eficiente, e propor soluções sustentáveis, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O diagnóstico realizado pretende ser uma “ferramenta essencial para a formulação de políticas sociais no concelho da Nazaré”, através de bases de conhecimento sólido e atualizado sobre as dinâmicas sociais locais e orientando a intervenção social para uma maior eficácia e eficiência no combate à exclusão e promoção do desenvolvimento social sustentável do concelho”, refere o gabinete da Ação Social da Câmara.
Os destinatários do projeto são munícipes, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, risco de pobreza, exclusão ou descriminação
Notícias relacionadas
-
Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social na Nazaré
Semana pelo Combate à Pobreza e Exclusão Social na Nazaré
17 Outubro 2024 -
Núcleo Local para a Garantia da Infância assina protocolo com tutela
Núcleo Local para a Garantia da Infância assina protocolo com tutela
17 Outubro 2023