Queimada controlada nas margens do rio da Areia
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) irá realizar uma queimada controlada nas margens do rio da Areia, em Valado dos Frades, nos dias 12 e 13 de abril.
Esta queimada visa proceder à limpeza das margens, que se encontram repletas de caniçais, que provocam constrangimentos no leito sendo uma das causas de roturas das motas deste rio.
A ação surge após a reparação da rotura na mota, a cerca de três quilómetros a poente daquela vila, detetada no início deste ano, como medida preventiva destinada a evitar a repetição de anomalias nas margens do rio, responsáveis pelo seu transbordo e pelos prejuízos em infraestruturas rodoviárias e nos campos agrícolas.
O prazo dado, pela APA, para a limpeza das motas terminou sem que a operação tivesse sido executada, pelo que o SMPC, com apoio da corporação de Bombeiros Voluntários da Nazaré, irá levar a cabo a queimada, que poderá estender-se para lá dos dias previstos, caso os trabalhos e as condições meteorológicas assim o exijam.
Posteriormente serão plantadas espécies ripícolas, adequadas à área em questão, fazendo com que as espécies invasoras não dominem a flora das margens.