Recolha seletiva de roupa usada dá apoio a causas de caráter social
A Câmara da Nazaré entregou um donativo de 2. 276,45€ euros ao Centro Social de Valado dos Frades, numa cerimónia que teve lugar na terça-feira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença dos representes da Ultriplo e Projeto Esperança, as duas entidades que possuem pontos de recolha de roupa em fim de vida pelo concelho.
O dinheiro entregue àquela Instituição Particular de Solidariedade Social é a contrapartida social correspondente à permanência dos contentores das duas entidades em território concelhio.
José Adolfo, diretor geral do Centro Social de Valado dos Frades Nazaré, classificou o donativo como um estímulo à sustentabilidade da Instituição, que será encaminhado para os projetos que desenvolve para a comunidade que serve diariamente (creche e centro de dia).
“É para colmatar as dificuldades que estas instituições têm no seu dia a dia, e que precisam do reforço de verbas permanentemente”.
Aquelas duas entidades têm impulsionado e concretizado programas de cooperação e desenvolvimento sustentável das populações carenciadas, bem como da preservação ambiental do Planeta, através de recursos obtidos a partir da reciclagem têxtil de roupa usada. Nos municípios onde são instalados pontos de recolha, contribuem através da doação de parte da verba conseguida a uma IPSS.
Os 28 contentores instalados no concelho recolheram mais de 40 toneladas de roupa e calçado. No âmbito de um protocolo estabelecido entre a autarquia e estas entidades, a recolha seletiva de roupa, que antes era depositada nos contentores dos resíduos indiferenciados, traduz-se, todos os anos, numa verba destinada a uma IPSS do concelho.