Sebastian Steudtner tem o novo recorde mundial da maior onda surfada
A Praia do Norte, na Nazaré, foi distinguida pela sexta vez na sua história como o palco da maior onda de sempre surfada.
Sebastian Steudtner recebeu, hoje, durante uma cerimónia que decorreu no Forte de São Miguel Arcanjo, o certificado do Guinness World Records pela onda gigante surfada a 29 de outubro de 2020, com 26,21 metros (86 feet).
O atleta recordou o dia classificando-o como “muito especial”. “Foi o primeiro grande dia da temporada. Lembro-me da energia do oceano”, disse o alemão, que chegou, pela primeira vez, à Nazaré, em 2012, e ficou rendido à beleza do local.
“Não há outro sítio no mundo onde possas estar num monumento como este e ver ondas gigantes a rebentar em seu redor”.
Sebastian sentiu, naquele dia, em outubro de 2020, que a onda surfada era especial”, mas estava longe de imaginar que viria a ser um novo recorde mundial. “Foi a primeira vez que vi uma parede gigante à minha frente”.
Para o Presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, a confirmação de um novo recorde batido no mar do concelho representa “uma satisfação enorme”.
“Marcamos um momento fabuloso para a Nazaré e para Portugal, porque estamos a afirmar o país como um destino de surf”, disse o autarca.
Luis Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, disse que “o surf tem dado muitas alegrias ao país e ao turismo”.
“O facto de termos escolhido o surf como um dos produtos âncora para promoção do nosso destino e mostrar um destino que se preocupa com as pessoas e com o planeta tem sido uma aposta ganhadora. É importante cavalgarmos esta onda do novo recorde mundial para promover Portugal como destino turístico que aposta na sustentabilidade e na proteção do planeta.”
Do lado da WSL, Francisco Spínola, disse que a onda do recorde de 2020 “foi muito especial”, surfada num “sítio muito especial, o canhão da Nazaré, conhecido por produzir as maiores ondas do mundo. O Sebastian Steudtner está aqui há muitos anos, treina, e vive aqui durante muito tempo. Todo o tempo e dedicação despendidos nesta onda foram-lhe retribuído com esta conquista”
A Nazaré confirma-se como o palco das ondas gigantes do mundo.
No total, registaram-se seis recordes do Guinness na Praia do Norte. O primeiro pertence a Garret Macnamara, em 2011, com uma onda de 24 metros. Seguiram-se o brasileiro Rodrigo Koxa, em 2017, com uma onda de 24’38 metros; Nuno “Stru” Figueiredo, em kitesurf, com uma onda de 19 metros, a 8 de novembro de 2017; Maya Gabeira, com de dois recordes do Guinness, com uma onda de 20,72 metros em 2018 e uma de 22,4 metros em 2020, e Sebastian Steudtner, em 2020, com uma onda de 26,21 metros (86 feet).