VI Capítulo da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo reuniu especialistas da gastronomia na Nazaré
O VI Capítulo da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo decorreu no passado sábado, dia 26 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal José Soares, e juntou empresários, autarcas e adeptos da gastronomia, numa mesa redonda sobre gastronomia e pescado.
Com a organização da Confraria do Peixe - Nobre Confraria do Melhor Peixe do Mundo, e a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, debateu o papel da qualidade do peixe para o desenvolvimento da economia local, e estratégias para valorizar o pescado da Nazaré, concelho amplamente reconhecido pelo seu peixe de excelência.
Especialistas e representantes do setor refletiram sobre como a pesca sustentável e a promoção da qualidade do peixe podem impulsionar o crescimento económico e fortalecer a imagem da Nazaré como detentora do "melhor peixe do mundo.
O Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Manuel Sequeira, abriu os trabalhos, com uma mensagem de boas-vindas aos participantes e o elogio à iniciativa que enaltece um dos produtos de marca do concelho.
“O peixe da Nazaré tem sido, ao longo dos séculos, um dos maiores tesouros da nossa terra. Este evento é uma oportunidade para destacarmos o que de melhor temos para oferecer — o sabor e a qualidade incomparável do nosso peixe, fruto de uma costa generosa e de pescadores dedicados que fazem desta atividade uma verdadeira arte”, disse o autarca, agradecendo, em seguida, ao Grão-Mestre da Confraria do Peixe a deslocação do evento até à Nazaré, contribuindo para a promoção da gastronomia, mas também para “preservar as tradições e perpetuar a cultura da pesca, elementos que são parte indissociável da identidade nazarena”.
“É graças ao vosso empenho que conseguimos reunir aqui especialistas, chefs, amantes da boa cozinha, e todos aqueles que, como nós, reconhecem e valorizam o verdadeiro sabor do mar. O peixe da Nazaré não é apenas um ingrediente; é uma história contada em cada prato, é a memória viva de gerações que trabalharam e continuam a trabalhar para trazer até às nossas mesas o melhor que o mar pode oferecer. E é esta história que queremos honrar e celebrar durante este Capítulo, não só através das receitas tradicionais, mas também incentivando a inovação e a criatividade gastronómica que têm levado o nome da Nazaré além-fronteiras”.